Biodiversidade – da flora à fauna e os impactos ambientais.
Home > Biodiversidade – da flora à fauna e os impactos ambientais.Biodiversidade – da flora à fauna e os impactos ambientais.
No último dia 26 de fevereiro, os estudantes do Centro Educacional Século, participaram de uma das práticas que incluem projetos interdisciplinares. Essas atividades integram conhecimentos, habilidades e competências na busca pela solução de problemas reais.
O projeto "Biodiversidade: Da flora à fauna e os impactos ambientais", liderado pelas professoras Kenya Correa de Souza, Marcela Cruz e Desiree Ann Kurtzious Trevisan, responsáveis pelos componentes curriculares de Geografia, Biologia e Inglês, respectivamente, promove vivências importantes, aplicando metodologias ativas que auxiliam na compreensão do tema abordado.
Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e da 2ª série do Ensino Médio foram apresentados à temática da "Biodiversidade" a partir da visita e da pesquisa de campo no MUSA – Museu da Amazônia. O objetivo era compreender a complexidade e a importância da biodiversidade amazônica, explorando as interações entre os organismos e ecossistemas regionais, além de discutir estratégias de conservação.
A experiência ultrapassou a ideia de uma aula comum, pois o MUSA é mais do que um museu, é um espaço de cultura, ciência e celebração da diversidade. Localizado em 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do INPA, em Manaus, o MUSA é um verdadeiro santuário de estudo e pesquisa há mais de 60 anos.
Os estudantes percorreram trilhas na floresta, vivenciando passeios agradáveis e fazendo descobertas surpreendentes. Visitaram viveiros de orquídeas, bromélias, palmeiras e samambaias.
além de terem a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre as diversas espécies de serpentes, aranhas, escorpiões, cogumelos e fungos. A experiência proporcionou uma imersão completa na biodiversidade amazônica.
Além disso, os estudantes tiveram também a oportunidade única de subir uma torre de aço com 42 metros de altura. Após a subida de 242 degraus, puderam desfrutar de uma magnífica vista do dossel das árvores da floresta, uma experiência inesquecível que ampliou ainda mais o entendimento sobre a complexidade e a beleza do ecossistema amazônico.
São muitas as etapas vivenciadas, desde a concepção da ideia até a culminância do projeto. Inicialmente, a ideia é compartilhada com a turma, maturada, debatida e, assim, novas opiniões surgem para a efetivação da ideia inicial. Em seguida, as atividades, apresentações, simulados e outras ações são executadas e avaliadas. Dessa forma, responsabilidades são direcionadas e a teoria começa a tomar formato prático, movimentando a ideia em prazos, cronogramas, etapas, registros em imagens e sequências didáticas que rumam à culminância.
Nossa abordagem educacional vai além do tradicional, proporcionando experiências enriquecedoras que moldam não apenas a compreensão dos estudantes, mas também a apreciação pela riqueza e complexidade do nosso meio ambiente.
Aqui, o aprendizado ganha vida!